menu Menu
logo carbig

Carros Seminovos e Usados

BIG DICAS: CONHEÇA O UNIVERSO AUTOMOTIVO.

banner principal dicas

Conheça as principais diferenças entre carro usado e seminovo

Entender quais são as diferenças entre um carro usado e um seminovo é fundamental para decidir qual modelo comprar. 

Uma dica importante para fazer a escolha certa é conhecer as principais características dos veículos envolvidos e assim, descobrir qual deles melhor se encaixa às suas necessidades. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a diferença entre carros usados e seminovos está no ano de lançamento e na quilometragem rodada, porém, existem alguns outros pontos que devem ser observados com atenção na hora de comprar um automóvel.Para sanar suas dúvidas e ajudar na sua escolha, separamos algumas informações para você ficar atento na hora de comprar um carro. Confira!

Quais são as principais características dos carros usados:


Observar a estrutura do veículo é a maneira mais fácil de presumir a sua classificação. Mudanças na carroceria original do automóvel, como rebaixamento, acessórios ou defeitos no motor podem definir um carro como “usado”. Entretanto, para dar um palpite mais assertivo, vale atentar-se às demais características:

  • Quilômetros rodados: a sua quilometragem é geralmente mais alta, podendo superar os 60 mil quilômetros rodados.
  • Idade do veículo: os carros que se enquadram como usados têm mais de três anos de uso e normalmente tiveram mais de um dono.
  • Conservação: carros usados podem ter uma boa conservação dependendo da procedência, mas é preciso observar alguns detalhes como a troca de peças originais, problemas com o motor ou com a elétrica, além de sinais de batidas ou problemas na lataria.
  • Preço: por terem sido fabricados há mais de três anos, os carros usados têm um preço menor quando comparados aos seminovos. É necessário prestar atenção em todos os detalhes antes de efetuar a compra, para evitar gastos futuros com mecânica, lataria ou qualquer outro problema.

Quais são as principais características dos carros seminovos

Apesar de ser confundido como sinônimo de “carro usado”, o seminovo representa a categoria dos automóveis que estão entre um veículo usado e um novo. Os fatores que definem essa classificação vão da parte mecânica à visual, sendo eles:

  • Quilômetros rodados: carros seminovos possuem em seu histórico a quilometragem menor do que 20 mil quilômetros por ano.
  • Idade do veículo: veículos seminovos têm como característica ter menos do que três anos de fabricação e apenas um único dono.
  • Conservação: por serem veículos mais novos e que passam por revisões regulares, os seminovos apresentam uma maior conservação das peças originais e muitos ainda contam com a garantia do fabricante.
  • Preço: os veículos seminovos possuem um preço mais elevado que os usados. Por outro lado, eles se assemelham muito mais aos carros zero quilômetro, que possuem preço bem mais elevado.


Compartilhar:

logo whatsapp logo facebook
Código de Conduta Ética Canal Denúncia Trabalhe Conosco Condições comerciais Regras Repasse Grupo Carbel